terça-feira, 22 de abril de 2008

Mulheres na Bíblia

"As mulheres da Bíblia são mulheres modernas. Foi o que afirmou a teóloga Rita Torti Mazzi, em um encontro sobre Antigo Testamento e mulher, na Pontifícia Faculdade Marianum de Roma"
Veja o video

Fonte H2Onews

sábado, 19 de abril de 2008

O Bom Pastor

Há Paróquias onde os cristãos, escolhem o Domingo do Bom Pastor, para de alguma forma demonstrarem ao seu “Pastor” cá na terra;
- a sua gratidão, o seu respeito, a sua disponibilidade;
Rezam ao Senhor para lhe dar coragem, ânimo, sabedoria e saúde;
Para que ele os encaminhe para a Luz da vida, os ajude a aumentar o calor da fé e da esperança, no encontro com o Deus vivo e ressuscitado.
Demos graças a Deus porque colocou na nossa paróquia, um Pastor que usa a ternura de Jesus com exemplo para a convivência entre todos nós.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

A Maria Deixou-nos um lindo comentário

A "Maria" deixou-nos um comentário, que me fez pensar que às vezes, não sabemos valorizar o que Deus coloca no nosso caminho.

Obrigada Maria pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!

"No domingo passado participei da Procissão do Senhor aos enfermos, aí em Cucujães, esperava que vocês fizessem pelo menos uma pequena reportagem...porque é um acontecimento tão marcante nessa Paroquia e tal como eu, centenas de pessoas de Paroquias vizinhas participam na visita do Senhor aos enfermos.
Este ano particularmente para mim foi de agradecimento pelas Graças recebidas e foi também uma caminhada de reflexão, de procurar Seguir Jesus, imita-LO e colocar-me atrás D’Ele para caminhar sobre seus passos.

Caminhar no pó da estrada e na confusão do meu coração. A caminhada dentro de mim, é perturbadora mas, se Jesus está na minha frente como modelo e guia, e quando eu consigo sentir que Ele me conduz, a paz e o amor enchem o meu ser. Mas procuro mais do que encontro…

Eu caminhava como todos os peregrinos por estradas boas, por caminhos de pedra, lama, flores, tapetes magníficos e na beira dos caminhos, havia sempre pessoas novas e velhas, que atiravam pétalas de flores, que gnufletiam quando o Senhor passava...
Nem a chuva nem a lama, afastou ninguém...

Vi muitas crianças, percebi que muitas estavam particularmente felizes porque…" viste mãe” o Sr. Padre sorriu p'ra mim! Ou o Sr. Padre piscou-me o olho..."

E depois na Igreja, vi gente chorar, não tenho a certeza, mas creio que foi quando aquela criança se agarrou ao pescoço do Pe Artur e não o largou mais… Ali eu vi Jesus!

17 de Abril de 2008 13:26

terça-feira, 15 de abril de 2008

Quando os catequistas não se dão

O capítulo 18 de S. Mateus aconselha a ir falar directamente com a pessoa com quem estás em conflito.

"Usa raramente terceiras pessoas e só na medida em que elas podem ajudar a restaurar a unidade e a comunhão.

Encoraja os teus catequistas a irem falar directamente com a pessoa com quem estão zangados. Se um catequista vem falar contigo com queixas contra outro, interrompe-o educadamente e pergunta se ela já falou com a pessoa em causa. Se ainda não o fez, aconselha-a a fazè-lo.

Compreender a situação de cada um
Nós não conhecemos o mundo de situações interiores que vão pelo coração de cada um dos nossos catequistas.

O João anda desmotivado? A Ana tem problemas com o namorado? O estilo brusco da Joana a falar é agressão contra nós ou é a maneira de falar do pai dela?

Olha para o estilo e situação de cada um com um coração compassivo. Olha cada um com os olhos de Deus.

Empenha-te em mostrar, nas tuas relações com cada um, esse coração compassivo, que vem de Deus. A simpatia e a bondade são muito eficazes para corrigir as pessoas mais conflituosas.

Afasta os sabotadores
Às vezes, chega o tempo em que a paciência não basta. Por vezes, encontramos catequistas que só conseguem comunicar (com as crianças, com os pais, com os outros catequistas...) na base da agressão e da intimidação. E esta atitude agressiva vê-se reforçada quando as pessoas "recuam" diante da sua brutalidade.

A atitude mais cristã é afastá-lo do serviço da catequese, explicando bem por quê. (Evidentemente, isto exige um discernimento muito cuidado)

Quando tens um sabotador no teu grupo de catequistas e não sabes o que fazer, lembra-te disto: alguém vai ter de sair da equipa. Queres que sejam os melhores catequistas a sair, já fartos de aturar a prepotência do sabotador? Ou deve ser o agressor? A decisão é tua."

terça-feira, 8 de abril de 2008

Mandei-vos em Meu Nome...

Mandei-vos dois a dois para irdes a muitos lados e testemunhardes logo assim que esta Boa Notícia tem a ver com fraternidade, com a capacidade de caminhar juntos, mas vós deixastes de andar dois a dois e fizestes grupinhos que anunciam Notícias diferentes, nem todas Boas, e se acusam como rivais…

Enviei-vos em meu Nome, mas a maior parte de vós já não tem a mínima noção de como tudo isto começou, porque arranjastes outros gurus e bebeis da “sabedoria” deles, e comeis a sua vontade… a vontade deles é o vosso alimento… Coitados. (…)

Mandei-vos ser o sal da terra, e nunca deixais de adoçar o Evangelho, de o temperar, não com a força do sal mas com a brandura do açúcar, de modo a que não puxe pelas papilas do coração, não provoca, não estimule…

Disse-vos para serdes simples como as pombas, mas não era ingénuos diante dos poderosos do mundo!

Disse-vos também para serdes astutos como as serpentes, mas não vos dei esses dentes nem o veneno com que matais a fraternidade…(...)

Pe. Rui Santiago Redentorista
fonte: http://derrotarmontanhas.blogspot.com/