terça-feira, 29 de março de 2011

Espiritualidade: Confissão tem efeitos terapêuticos

"Vila Nova de Gaia, Porto, 29 Mar (Ecclesia) – A Confissão, nome pelo qual é conhecido o sacramento católico da Penitência, tem efeitos terapêuticos e possibilita a recuperação da harmonia, considera o padre e psicólogo João de Deus Costa Jorge.

A posição foi defendida na conferência "Reconciliação e terapia – Aspectos psicológicos", realizada esta quinta-feira em Valadares, Vila Nova de Gaia, refere um comunicado de imprensa enviado à Agência ECCLESIA pelos Missionários da Boa Nova, que organizaram o evento.

O professor da Universidade Católica Portuguesa defendeu que a prática do sacramento tem diminuído devido à perda de consciência e de sentido do pecado, além da resistência do ser humano para reconhecer as suas fraquezas.

Costa Jorge, pertencente à congregação católica dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), denunciou igualmente a falta de disponibilidade dos padres para o sacramento e as “apressadas” confissões em massa realizadas durante a Quaresma e Advento.

O orador classificou o perdão como a experiência “máxima” da pessoa e sublinhou que a fase final do processo de reconciliação, que consiste na transformação do mal em ocasião de bem, ultrapassa as teorias e práticas psicológicas.

O colóquio integrou-se na edição de 2011 do ciclo de conferências do Seminário de Valadares, que comemora 50 anos de existência.

A próxima palestra, marcada para 20 de Abril, é dedicada ao tema “Novos métodos para expressar verdades eternas”, por Jacinto Jardim."

RM

Fonte:Agência Ecclesia

segunda-feira, 28 de março de 2011

A pedrinha

Confie... As coisas acontecem na hora certa. Exactamente quando devem acontecer! Momentos felizes, louve a Deus. Momentos difíceis, busque a Deus. Momentos silenciosos, adore a Deus. Momentos dolorosos, confie em Deus. Cada momento, agradeça a Deus
(recebi por email, sem autor, partilho consigo)

sábado, 12 de março de 2011

“SENHOR, DÁ-ME A ÁGUA VIVA”

"A Quaresma deve levar-nos a renovar a nossa fé no Deus da salvação, que enviou Jesus Cristo a restaurar o plano de amor e felicidade, destruído por Adão.
A Quaresma oferece-nos a oportunidade de nos voltarmos para Deus, com todo o nosso ser e podermos experimentar até onde vão a misericórdia e o amor de Deus."